Esfirras semi integrais de legumes [vegan]

Eu ando meio que caindo nas receitas vegan sem querer.  A de hoje é uma esfirra [ou esfiha, tanto faz] semi integral com recheio de legumes. Não aguentei e comi uma depois que fiz, ficaram enormes e deliciosas hahahhaa  Da próxima vez eu faço menorzinhas.  :~

É importante fazer primeiro o recheio, e pra ele ficar bem saboroso, eu usei:
– Tomate;
– Alho;
– Chuchu;
– Beterraba;
– Abobrinha;
– Salsinha;
– Pitada de sal (opcional)

DSC_2677

Refoguei tudo na panela, como se fosse fazer um cozidinho e deixei cozinhar bem. Pode ser amassado com o garfo, mas eu preferi deixar em pedacinhos. Fica assim:

DSC_2678

 

Hora de fazer a massa. É bem simples e deve ser feita à mão.

– 1 sachê de fermento químico (o que a gente normalmente usa, o do potinho vermelho, é biológico. O químico é para pães, massas… e é encontrado facilmente em tabletes ou sachês. A receita original fala em tablete, mas eu naõ tinha nessa apresentação. Dá certo igual)
– Meia colher de sopa de açúcar (usei demerara)
– Meia colher de sopa de sal
– Meia xícara de chá (200ml) de óleo de girassol (ou outro vegetal)
– Uma xícara de água morna
– Farinha até que dê ponto. Usei duas xícaras de farinha integral e uma de farinha branca, depois fui acrescentando aos poucos farinha branca com a mão mesmo.

DSC_2680

Esse é o fermento. Cobri a marca porque não sou obrigada a fazer propaganda hahahah
Esse é o fermento. Cobri a marca porque não sou obrigada a fazer propaganda hahahah

1. Misture o fermento e o açúcar

DSC_2683

2. Coloque os ingredientes líquidos e o sal

DSC_2684

3. Coloque aos poucos as duas xícaras de farinha integral e uma de farinha branca e vá misturando. Tem que colocar a mão na massa, mesmo

DSC_2685

4. Esse é o ponto: Desgruda da tigela e da mão com facilidade. Agora, é importante ser ágil. Por causa do fermento, a massa cresce super rápido.

DSC_2687

5. Polvilhe farinha em uma mesa limpa e lisa e faça bolinhas.

DSC_2688

6. Abra essas bolinhas de maneira que a massa fique uniforme e não muito fina (meio centímetro tá bom)

DSC_2689

7. Recheie e feche a esfirra juntando os dois lados da massa com a parte de baixo, fazendo uma troxinha. Feche bem pro recheio não escorrer. Como eu sou muito amor nessa vida, fiz até um videozinho pra quem assimila mais vendo. O ideal seria gravar de cima, mas eu sou só uma, gente hahahaha

8. Leve ao forno, deixe-as um pouco separadas uma da outra. Aqui rendeu sete esfirras.. Recheei quatro com legumes, uma com frango e queijo minas, uma com queijo minas e uma com atum (essas pro ~marido~). Como ninguém ia comer tudo isso, e elas ficaram gigantes, eu congelei cruas, mesmo. Assim, só levo ao forno quando precisar.  O forno deve estar pré-aquecido e a 180°C. Mais ou menos meia hora e elas estão prontas

DSC_2692
As esfirronas prontinhas

 

foto 1
GENTE! GENTE.

Eu tava morrendo de fome e comi uma com um suquinho de laranja. MUITO boa. Dá pra variar os recheios e quem sabe fazer até uma  doce. <3 <3

 

Uma consideração sobre “Esfirras semi integrais de legumes [vegan]”

  1. Olá…adorei a receita…sou vegetariana..só que não entendi se eh fermento químico ou biológico…por que na foto aparece um sachê de fermento biológico…mas na descrição da receita aparece fermento químico…
    obrigada!!!

Deixe um comentário