Refeição sem carne: Arroz com lentilha, preparado de mandioquinha e bolinhos de legumes

Fala, gente bonita <3

Segundas e Quintas são dias de muita panela no fogão aqui em casa. Ou melhor: noites. São os dias que eu também invento alguma coisa, adapto outra, e assim vamos indo. Felizmente, Eduarda recuperou todo o apetite, a coriza se foi e estamos todos bem. Aliás, durou muito pouco. Abusei de alimentos que favorecem a imunidade e do leite materno. Esse foi o remédio natural da Eduarda. Depois, não me venham dizer que alimentação é frescura hahahahaha

Bem, tenho travado uma luta para Eduarda se acostumar ao arroz integral. Em comparação com o arroz branco, os benefícios nutritivos são imensamente maiores. Então, aboli o arroz branco do cardápio da Eduarda e trouxe o integral. Só que, como ele é mais durinho, tem um gosto mais amendoado e aspecto diferente, minha pequena gourmet não curtiu de primeira. E eu continuei tentando.

Decidi inovar e fazer um cardápio sem proteínas da carne. Aqui em casa não somos vegetarianos, mas acho importante que Eduarda conheça outras possibilidades de alimentação. Vamos às receitinhas:

Arroz com lentilha

Bem, os ingredientes são arroz e lentilha hahahha Geralmente, deixo a lentilha de molho na noite seguinte. Refoguei uma cebolinha, coloquei a lentilha e cobri com água. Deixei cozinhar uns dez minutos e coloquei o arroz integral, que também havia deixado de molho na véspera. Completei com água novamente e deixei cozinhar os dois juntos. Voilà.

PREPARADO DE MANDIOQUINHA:
Ingredientes:

– Cebola
– Alho poró
– Tomate
– Duas mandioquinhas
– Três vagens

– Manjericão
– Sálvia
– Salsinha
– Uma pitada de sal

Dourei a cebola, o alho e o tomate. Acrescentei os temperos: manjericão, sálvia e salsinha. Todos frescos. Deixei levantar fervura e cozinhar por dez minutos. Fica tipo um molho, bem gostoso e bonito.

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Acrescentei a mandioquinha e as vagens, tudo picado. Coloquei um pouco de água e deixei cozinhar por mais vinte minutos.
ImagemEssa parte está pronta. Para acompanhar o banquete, fiz bolinhos de legumes com gengibre. Vamos lá:

BOLINHOS DE LEGUMES COM GENGIBRE
Ingredientes:

– Cenoura
– Chuchu
– Gengibre
– Aveia
– Farinha integral

Barbadinha também. Coloquei o forno para pré-aquecer a 180°C. Ralei todos os ingredientes. O gengibre, ralei bem pouquinho. Mais ou menos essa porção:

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Mão de velha.

Ingredientes ralados e já com aveia… Deixei um pouquinho descansando, porque eles ficam muito molhados e a aveia absorve um pouco dessa água, especialmente do chuchu.

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Fiz bolinhas e enrolei na farinha integral. Bem pouquinho, só pra “segurar”. ImagemO gengibre deu um gosto tão bom aos bolinhos, nada forte, mas bem saboroso. Olha que ~marmitinha~ linda que ficou pra ela levar pro almoço!

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