Surpresinha: Participação Especial de Nutricionista \o/

Quando eu comecei o Pãozinho à Mesa, eu mal tinha intenção. Só queria colocar os pratos que eu faço para a minha filhota e talvez dar um norte para as mães que não sabem o que cozinhar. Me considero muito privilegiada por ter acesso à um tipo de informação que a maioria não tem. Conto com uma excelente pediatra para a minha filha, com um namorado participativo como companheiro e como pai, com informações que chegam até mim ou que eu vou atrás, com recursos para buscar em sites, livros, matérias, algo que sane minhas dúvidas quanto à criação da Eduarda. Principalmente, me considero privilegiada por gostar de aprender e ter o benefício da dúvida. Logicamente, filhos não vêm com cartilhas e nossa vida não segue uma rotina certinha. Não somos um comercial de margarina, a bem da verdade, tem dias que as coisas dão errado, que o bolinho fica duro, que o bebê não quer comer, que a coisa é na correria, que a casa está uma confusão. Mas vamos indo, aos trancos e barrancos às vezes, é verdade, mas felizes de termos um ao outro.

Privilegiada sou também por ter ao meu redor pessoas que gostem de repassar seus conhecimentos. “Conheço” a Thamires por ela ser esposa do meu colega de redação, o Ulisses (beijo, gente). Sei que ela é batalhadora, que tem seu  próprio consultório e que gosta de se atualizar. Thamires é uma nutricionista “fresquinha”, formada há pouco e que por isso ainda tem o viço de mudar o mundo que eu tenho hahahaha. Convidei ela há umas duas semanas para participar do blog com algumas dicas de nutrição. Acho importante eu não ficar somente papagaiando aqui sobre fornecer uma alimentação saudável às crianças e não ter um embasamento teórico hahaha

Copio aqui o texto que a Thamires me enviou. Espero que curtam a participação dela, que também se disponibilizou para sanar dúvidas (tá chique esse blog!)

Beijos a todas e hoje não tem receita, só amanhã :D

Olá, eu sou Thamires Flores, nutricionista na cidade Carlos Barbosa, RS. Apaixonada pela nutrição. Tenho imenso prazer em começar a contribuir com dicas sobre alimentação para as mamães, papais, cuidadores ou aqueles que simplesmente acompanham o Blog. Aproveitando agradeço o convite da Raquel para colaborar com este espaço e espero que gostem das Dicas de Nutrição, que estarei postando com todo carinho para vocês.

A chegada de um bebê é acompanhada de muitas descobertas, surpresas e dúvidas para os pais, cuidadores, enfim para quem convive e cuida do recém-nascido. A nutrição é, sem dúvida, um desses fatores geradores de incertezas.  Qual mãe, pai, familiar ou cuidador não quer oferecer uma alimentação de qualidade para seu bebê?  Certamente, todos querem o melhor para seus filhos, principalmente nessa fase onde a nutrição adequada é tão fundamental. Pensando nisso, para tentar esclarecer as dúvidas referentes à alimentação infantil, estarei postando algumas dicas.

O meu primeiro post não poderia ser diferente, os 10 passos para alimentação de crianças menores de dois anos. São 10 dicas simples que norteiam o cuidado com a alimentação das crianças.

Dez passos para alimentação Saudável de menores de 2 anos de idade

1-      Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento (Salvo exceções, por indicação médica ).

2-       A partir dos seis meses introduzir de maneira lenta e gradual os alimentos, mantendo o aleitamento materno até os dois anos ou mais.

3-      Após os 6 meses , oferecer alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes), três vezes ao dia, se a criança estiver recebendo o leite materno. Caso não esteja deve receber cinco vezes ao dia.

4-      A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando sempre a vontade de criança.

5-      A alimentação complementar deve ser espessa desde o inicio e oferecida com colher; começar com consistência pasto (papas, purês)e, gradativamente, evoluir a consistência até chegar à alimentação da família.

6-      Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada e colorida.

7-      Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

8-      Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

9-      Cuidar a higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.

10-   Estimular a criança quando doente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos respeitando a sua aceitação.

Os dez passos para alimentação saudável são preconizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministérios da Saúde, dentre outros órgãos competentes.

Essas são dicas são fundamentais para cuidar da alimentação das crianças menores de 2 anos. Lembrando que uma alimentação saudável nessa etapa da vida é de suma importância  para o crescimento e desenvolvimento adequado do seu bebê.

Bom pessoal, por hoje é isso e até a próxima dica.

ImagemA Thamires Flores é formada pela Unifra, de Santa Maria, especialista em Gestão e Atenção Hospitalar com ênfase em Hemato-Oncologia. Mas a gente vai fazer ela se apaixonar por nutrição infantil :)
CRN2 11004
Página no Facebook: Thamires Flores Nutricionista e Personal Diet

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